domingo, 14 de junho de 2009

Coluna da Bee VI



Alô, meus meninos e minhas meninas! Aqui quem fala é a Bee, de volta do limbo dos sem-computador! Sentiram a minha falta?

O quê? Não? Ah, tudo bem, não importa. Eu senti falta de vocês C:

A Coluna da Bee está de volta ao nosso blog, e hoje vou falar de uma coisa séria, muito séria...

Projeto Azeredo!



Muito bem, muito bem, o nome oficial é Projeto de Lei de Crimes na Internet. Mas vamos combinar que o nome Projeto Azeredo é o que está assombrando a geral...


Esse assunto já foi discutido na nossa amada comunidade, mas acho que não custa nada refrescar a memória de todo mundo.
E, de quebra, explicar direitinho que história é essa.

O QUE É exatamente o Projeto Azeredo?

O Projeto de Lei de Crimes na Internet é um projeto de lei que já foi aprovado no Senado, mas que ainda está tramitando na Câmara e não foi efetivado como lei ainda.

E o que esse projeto visa?

Acabar com os crimes virtuais.
E isso é ótimo! Afinal, nós também achamos abominável toda a pornografia e pedofilia que circula pela internet.

MAAAAAAAAAAAS (e é um senhor "mas") o nosso querido senador quer, no meio do caminho, criminalizar também os downloads de músicas e vídeos, fansubbers e FANFICS.

Opa!

O argumento é que querem fazer valer os direitos autorais para (supostamente) respeitar o trabalho do artista. Bom, eu sou artista, e sei que vou ficar feliz para sempre se alguém repassar meus desenhos na internet - contanto que diga que fui eu que fiz. É publicidade de graça ou não é?
O fato é que o cerco está fechando. Uma organização chamada APCM (Associação Anti-Pirataria Cinema e Música) recentemente fez com que o site Legendas.TV e a comunidade Discografias fossem retirados do ar.
Tomara que eles não voltem-se para o Nyah! Fanfics...

Mas indo à parte que nos interessa e que são as fics.

Tia Bee, por que fanfic NÃO É crime?

Simples, meninos e meninas. Fanfic não é crime porque nós NÃO ESTAMOS GANHANDO NADA COM ISSO. Não ganhamos dinheiro, não repassamos material criativo que não é nosso e não lucramos nada; simplesmente nos divertimos homenageando personagens que nos são queridos, criando histórias em cima deles. Somos FÃS, antes de mais nada.

A escritora Anne Rice, por exemplo, proibiu seus fãs de criarem fanfics com os vampiros criados por ela. O que os fãs fizeram? ACATARAM. Não vou dizer que ninguém faça fanfic dos vampiros da Anne Rice, porque nunca pesquisei a respeito, mas pelo que eu pude ver, embora lamentem, eles não fazem e nem publicam.
Por quê? Mais uma vez, porque somos FÃS. Se Mauricio de Sousa fosse a público amanhã dizer que não quer mais fanfics dos seus personagens, pode apostar que assim que eu soubesse disso, iria apagar todo o conteúdo da comu e trocar o nome dela. Eu sou FÃ, eu RESPEITO o criador da obra.

Sinceramente. Fanfic é uma atividade lúdica, inofensiva, que estimula a criatividade e não fere de maneira alguma os direitos autorais.

E agora, Tia Bee, o que é que a gente faz?

Divulga. Divulga, divulga, divulga. Temos que nos mobilizar para mostrar ao governo que essa é uma coisa que o povo que o elegeu não quer. Havia uma petição online que contava com mais de 150 mil assinaturas, mas o servidor na qual ela estava hospedada sofreu recentemente um ataque de hackers.

Mas isso não vai nos impedir de fazer a nossa parte, é ou não é?

Estou lançando aqui a Campanha TM Jovem - FANFICS: Diga NÃO ao Projeto Azeredo!

Minha propososta:

- Que TODOS os membros da comunidade coloquem na sua mensagem pessoal do Orkut "Fanfic NÃO é crime - Diga NÃO ao Projeto Azeredo!"

- Que TODOS os membros da comunidade repassem essa informação a todos que achem que ela possa interessar. Amigos, colegas, professores, pai, mãe, tia, papagaio. É triste, mas a maioria das pessoas do nosso país não sabe o que tramita no Senado e na Câmara (eu inclusa) e esse é um caso que a mídia não está cobrindo, portanto, temos que fazer a informação circular.

- Que seja colocado no nosso blog este selo daqui:


- Que TODOS os membros da comunidade que têm conta no Nyah! coloquem "Fanfic NÃO é crime - Diga NÃO ao Projeto Azeredo!" no seu perfil. Em negrito, antes das suas informações, de preferência.

Quem quiser se manter atualizado a respeito dessa questão, sugiro entrar na comunidade NÃO ao projeto de Azeredo!.
Lá eles sugerem também que entremos em contato com o Senado, dizendo que não queremos o Projeto, e essa é uma ótima idéia - mas gostaria de ressaltar a todos que pensarem em fazer isso para serem educados, usarem o português correto e embasar bem suas idéias. Nós não podemos soar como criancinhas que não sabem do que estão falando: temos que mostrar aos senadores que temos bastante consciência da questão toda.

E é isso por hoje, minha gente! Quero ver todo mundo se mobilizando!

3 comentários:

Unknown disse...

Bee!!
Claro que tava sentindo sua faltaaa :D
E sobre o projeto... Te apoio completa e totalmente!!

Vou colocar no meu profile do orkut, do Nyah e assim que voltar pra casa coloco no blog [a nao ser que a Ana faça isso antes :P]

Já entrei na comunidade e estou pedindo até pra Deus pra essa lei nao ser aprovada!!!

Beijocaas

Babi

Israel/Rael-TIO GOIABINHA disse...

Já deixei minha opinião no Orkut.


Projeto (Rídiculo) Azeredo: O Brasil querendo destruir a CULTURA.

Dreamy disse...

Bee!
Estou contigo!

Eu digo NAO ao projeto AZEREDO!
Ja falei sobre o assunto no meu perfil e espero que os outros também fiquem contra esse projetos!

Nao podemos deixar que essa lei seja aprovada!

FANFIC NAO É CRIME!

E eu estou totalmente do seu lado!!!