terça-feira, 19 de maio de 2009

Coluna da Babi III


E aí, meus queridos, tudo certinho? To de volta pra mais um coluna da Babi... Nao sei se alguém lê, mas postar aqui é divertido :P  [Nota: Se alguém lê, deixa um comentário aqui, na comunidade, manda sinal de fumaça, um bejomeliga... qualquer coisa "/]
            Bom, eu voltei pra tratar de um assunto que tem me incomodado um pouquinho na comunidade. Ele já foi tratado em alguns tópicos, mas eu achei legal falar sobre isso aqui...

Fics de livros/filmes/seriados

Eu tenho visto fanfics de livros, filmes e seriados com os personagens da Turma da Mônica Jovem... Só que não é baseado no livro, por exemplo, a fic é de fato a história do livro.
Vamos pegar o exemplo de Crepúsculo, que está na moda. O autor quer escrever uma fic baseada no livro. Aí ele muda o nome da Bella pra Magali, do Edward pra Cascão, do Jacob pra Quinzinho e da Alice pra Mônica! E o resto da história ele escreve igualzinho ao livro, mas com as palavras dele. Geralmente algo mais resumido e muitas vezes uma cópia do que está escrito no livro.
Queridos, vocês vão me perdoar, mas isso não é escrever! Façam uma fanfic onde a turma vá para Forks e descubra que vampiros existem, uma onde o Edward e a Bella sejam encontrados aqui no Brasil, justo no Bairro do Limoeiro... Qualquer coisa! Baseie-se nas histórias. Tenha suas próprias ideias. O mesmo eu digo sobre filmes e seriados!
Na minha opinião, esses autores acham que não conseguiriam escrever uma fanfic sobre esse tema que fuja do livro, ou até mesmo, pensam que não conseguiriam escrever sobre qualquer outro tema. Eu mesma já passei por isso. Mas eu digo que todo mundo tem capacidade e imaginaginação para escrever uma excelente fanfic com um tema original! Só basta um pouquinho de esforço.
Sabe aquela história de "Você pode! Você é capaz! Basta acreditar e tentar!"? É bem isso mesmo! Ninguém precisa de uma história pronta para escrever bem. Basta um pouco de prática, alguma experiência de vida, uma mente sonhadora e muito papel e caneta e/ou Microsoft Office Word. :P

Não sei se alguém aí concorda comigo, e se eu ofendi alguém em algum momento, me perdoem. É só que esse tema vem me incomodando a algum tempo na nossa comunidade...

Mas e aí... Voce concorda? Discorda? Deixe sua opinião!

Beijocas

Babi

Um comentário:

Kooh U. Clausure disse...

maravilhosa coluna, Babi!
Eu até gosto de releituras, e já fiz uma. Mas faço questão de deixar BEM claro que a história não é de minha autoria. Eu gosto desse tipo de coisa porque incentiva a ler determinado livro. (há pessoas que não leem livros mas leem fics)
Eu mesma comecei á ler "O garoto da casa ao lado" (da autoria de Meg Cabot, recomendo! //e não tem nada á ver com a fic :P) depois de ler uma fic. Mas tem pessoas que passam a história como deles, sabe como é, tem pessoas que não conhecem a obra original e até acreditam...