terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Coluna da Bee III



Muito boa noite, amores e amoras!
Com alguns dias de atraso, eis para vocês a mais nova Coluna da Bee... Sim, foram dias de dureza para mim... Mas são lembranças dolorosas e esse não é o melhor lugar para dividi-las...

Bom! Vamos ao que interessa, não é? A coluna!

O tema de hoje é algo que pode interessar à maioria dos escritores da comu. E dos leitores também, pro que não?

Depois de uma breve onda de tópicos de ranking na comu (eu vou falar mais disso depois, não se preocupem), fiquei pensando e pensando...

Afinal, o que É uma "boa fic"?


Ignorem a legenda da imagem, foi a melhor com o tema "escrita" que eu achei. XD


A verdade é que as respostas vão variar muito com o gosto do leitor.
É muito difícil agradar a todos, mas acho que existem algumas coisas que podem sim ser feitas pra deixar a fic "boa", ou pelo menos "melhor"...

Muitas eu já disse no tópico Guia de Publicação (e Leitura) de Fanfics, mas não custa reforçar, né.

Bom, antes de mais nada... se a sua idéia não for boa, a fic também não vai ser. Ao meu ver, por mais que a fic esteja esteticamente perfeita, se a idéia for bizarra, eu não leio.
Sinceramente, existem algumas fics por aí que são mais esculhambadas do que samba do crioulo doido!
Ou, talvez, nem seja caso de uma idéia ruim, mas sim uma idéia mal aproveitada.

Um exemplo pra vocês entenderem o que eu quero dizer:

"era domingo de manha e ai a monica ligou pro ce e chamou ele pra sair
e eles chegaram na frente de um portao abandonado e ai o fantasma virou e falou
-meu nome eh apolo vcs estao convocados pra uma missao
-missao?que missao?
-salvar o planeta z dos poneis roxos saltitantes do meteoro de meleca
e ai eles pegaram as armas e viram um ponei roxo e atiraram e o cebola falou
-BOLA DE FOGO!!!!!!
e o apolo falou
-vcs se preparem esse eh so o primeiro ponei a aventura estah so começando

fim do capitulo 1
"


Dá pra ver que tem MUITA coisa errada aí, né? (acreditem, eu quase tive uma síncope só de ESCREVER isso, que dirá quem está lendo.)

A Mônica ligou pro Cê e de repente eles se materializaram na frente do portão? Quem é o fantasma? De onde ele surgiu? De quem é cada fala? De onde o Cebola tirou esse poder bizarro com referências a músicas de funk?

Em resumo... CADÊ A COERÊNCIA NESSE TRECHO, MEU DEUS??

Vamos dar uma melhorada?

"era domingo de manha. a mônica estava entediada, ligou pro cebola e chamou ele pra sair. empolgado por poder ficar soh com sua amiga-colorida, ele aceitou na hora. foi pegar ela na sua casa e andaram pelo bairro ateh pararem na frente do portao de uma casa abandonada.
estavam olhando a casa qndo apareceu um fantasma, atravessando o portao, a monica quis correr, mas ai ele disse:
-parem!meu nome eh apolo e eu estou aqui pq vcs sao os escolhidos
-escolhidos? pra que? - cebola perguntou
-para cumprir uma missao - apolo responde
-missao?q missao? - pergunta a mo
-salvar o planeta z dos poneis roxos saltitantes do meteoro de meleca
-credo q nojo! - diz monica fazendo uma careta
-mas eh assim msm - ri apolo - agora vou abrir um portal e vamos pro planeta z
ele abre o portal e eles vao pro planeta z, lah sao atacados por um ponei roxo de meleca
monica e cebola começam a lutar com as armas que apolo deu pra eles, mas nada adianta, apolo joga um amuleto pro ce
-ce, vou falar um encantamento que vai te dar um novo poder se prepare pra usar, atenção "TATIS ATOLADINYUS!"
ce sente seu corpo se encher de força e grita
-BOLA DE FOGO!!!
e assim o ponei de meleca se explode, enquanto os dois respiram aliviados apolo diz
- se preparem, esse foi soh o primeiro ponei...

fim do capitulo 1
"


Bem melhor, não? Pra alguns, essa fic já estaria até passível de ser publicada. Mas para outros não.
Existem alguns leitores que acham que, além de uma boa idéia, a fic precisa ter um bom português. Não precisa fazer redação pra vestibular, como eu muitas vezes já disse, mas realmente acho que cuidar do modo como se escreve faz o seu texto ficar mais bonito e apresentável.
Quer dizer, olhem pro negócio aí em cima: maíusculas? Cadê? Parágrafos? Pfft! Espeços, pontuação? O mínimo possível, obrigada! Concordância verbal pra quê? Além de tudo isso, um festival de abreviações!

Tudo bem que estamos postando no orkut, é uma coisa sem fins lucrativos e tal. Mas essa fic não pareceria muito menos amadora se déssemos uma "guaribada" nela?

"Era domingo de manhã. Mônica estava entediada, ligou pro Cebola e chamou ele pra sair. Empolgado por poder ficar só com sua 'amiga-colorida', ele aceitou na hora. Foi pegá-la na sua casa e andaram pelo bairro até pararem na frente do portão de uma casa abandonada.
Estavam olhando a casa quando apareceu um fantasma, atravessando o portão. A Mônica quis correr, mas aí ele disse:
- Parem! Meu nome é Apolo e eu estou aqui porque vocês são os Escolhidos.
- Escolhidos? Pra quê? - Cebola perguntou.
- Para cumprir uma missão - Apolo respondeu.
- Missão? Que missão? - Perguntou a Mô.
- Salvar o Planeta Z dos Pôneis Roxos Saltitantes do Meteoro de Meleca.
- Credo, que nojo! - disse Mônica fazendo uma careta.
- Mas é assim mesmo - riu Apolo - Agora vou abrir um portal e vamos pro Planeta Z.
Ele abriu o portal e eles foram pro Planeta Z, lá foram atacados por um pônei roxo de meleca.
Mônica e Cebola começaram a lutar com as armas que Apolo deu pra eles, mas nada adiantava. Apolo, então, jogou um amuleto pro Cê dizendo:
- Cê, vou falar um encantamento que vai te dar um novo poder. Se prepare para usá-lo, atenção: "TATIS ATOLADINYUS!"
Cê sentiu seu corpo enchendo-se de força... E gritou:
- BOLA DE FOGO!!!
E assim o ponei de meleca explode. Enquanto os dois respiravam aliviados, Apolo disse:
- Preparem-se, esse foi só o primeiro pônei...

Fim do capítulo 1
"


Agora sim! Viram como o Português correto não morde ninguém?

Essas foram só algumas dicas que podem ser facilmente postas em prática por todos que escrevem. Fiquem de olho, se esforcem ao escrever e... divirtam-se!

Informes da Comu

Como eu disse lá em cima, têm surgido muitos, muitos tópicos no estilo "ranking de fics" (Melhor Fic, Melhor Autor, etc). Enquanto eu, pessoalmente, não gosto desse tipo de coisa, porque acho que pode dar margem a brigas, não posso ignorar o fato de que muita gente quer. Portanto, fiz um tópico pra discutir o assunto.

Por favor, PARTICIPE CLICANDO AQUI.
A participação de TODOS é MUITO importante!

Nossa enquete sobre a proibição de fics baseadas em filmes e séries foi encerrada.
O NÃO ganhou por 14 votos, o que significa que as fics-paródia estão liberadas. Só peço para que todos tomem cuidado antes de postar e vejam se já não existe uma patódia daquele filme/série para não acontecerem acusações de plágio.

Por falar em plágio, tivemos casos muito chatos envolvendo isso na comu. Gostaria de lembrar a todos que PLÁGIO É CRIME E UMA COISA HORRÍVEL DE SE FAZER.
Se não tem idéias pra escrever fics, não escreva, mas NÃO COPIE as dos outros.
Acredite, os leitores VÃO perceber.

Dica da Semana
Essa semana, vamos falar do anime/mangá shoujo de maior sucesso da atualidade...

Nana!



"NANA" fala sobre duas garotas muito diferentes - e, ao mesmo tempo, muito parecidas - que possuem o mesmo nome.
Nana Komatsu é volúvel, romântica e sonhadora. Seu objetivo é encontrar um namorado carinhoso e bonito, e ser feliz no amor.
Nana Oozaki é decidida, focada e direta. Vocalista de uma banda na cidade onde nasceu, - os Black Stones (BLAST) - seu sonho é trabalhar como cantora profissional.
Os caminhos das duas Nanas acaba por se cruzar e essas duas garotas deverão lutar, cada uma pelo sonho que escolheu.

"NANA" é uma história muito bem construída, carregada de tensão e emoção e o psicológico dos seus personagens é muito bem trabalhado. O mangá de autoria de Ai Yazawa, uma das autoras de shoujo mais amadas pelos fãs do gênero, já deu origem a um anime e a dois filmes com atores reais, além de haverem planos para fazer uma série também em live-action, se eu não me engano.

Sem monstros, magia, poderes ou lutas, mostra que não é preciso carregar no elemento fantástico para tornar um mangá digno de ser lido. "NANA" é uma boa pedida para todos que gostam de histórias românticas, sensíveis e, por vezes, dramáticas.

"NANA" pode conter cenas desaconselháveis para menores.

O mangá é vendido pela JBC pelo absurdo preço de R$ 10,90. Para baixar o anime, clique AQUI.

Um comentário:

Kooh U. Clausure disse...

Dica da Semana: Nana
morri quando li isso!
Nossa! Nana é um dos meus animes/mangás preferidos!
(é, eu compro pelo preço absurdo x_x)
Bem, a coluna ficou excelente e o Blog também! (Nada como um blog bem dirigido!)