segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Coluna da Bee IV



Alou alou criançada! O Bozo chegou Aqui é a Bee, com mais uma coluna atrasada, porque ela está de férias e simplesmente perdeu a noção do tempo! x_x

Então. Sobre o que vamos falar hoje na coluna? ...

...

Vamos falar sobre a

Falta de Assunto!



Fala sério, autora sem criatividade fazendo coluna é um problema, vôticontá!


De fato, a falta de assunto, zero, zippo, branco total, mais conhecido como autor's block (bloqueio de autor) é um dos maiores problemas quando se escreve fic.

Sabe quando vem na sua cabeça aquela idéia sen-sa-cio-nal pra uma fanfic? Você senta, escreve, escreve, escreve e posta o primeiro capítulo. Segundo capítulo, idem. Agora, quando chega no terceiro...

- 'Taqueopario, não sai mais NADA!

Acredite, isso é muito comum. Claro que existem algumas pessoas abençoadas que não sofrem desse mal, então essa coluna é dedicada a nós, meros mortais, que vez por outra se vêem amaldiçoados com a falta de criatividade - por sinal, esse é momento em que peço desculpas a todos os leitores de Além do Limite e prometo que um dia, algum dia, ela será atualizada. Tenham fé.

Então, o que fazer pra combater o autor's block? Bom, essa é uma pergunta difícil de responder. O autor's block é um ser das trevas, always lurking, always in the darkness, então não se pode dizer que os métodos aqui apresentados são 100% eficazes, mas eis algumas dicas.

Dica 1 - Assim que tiver a idéia para a sua história, tente ter uma noção do que acontece no começo, no meio e no fim. Isso é importante. Às vezes temos idéia para um começo e para um final, mas não para um desenvolvimento (isso acontece muito comigo...)

Dica 2 - Caso a sua fic seja UA ou trate de algum tema sério, leia e informe-se sobre o assunto que você está escrevendo. "Fazer pesquisa" pode soar muito sisudo, mas ajuda na hora em que você não sabe pra onde correr.

Dica 3 - Se a sua fic tratar de dia-a-dia, porque não lembrar de coisas e situações que aconteceram com amigos ou conhecidos? A pesquisa também se aplica. Muitas revistas têm histórias legais que podem ser introduzidas em suas tramas - nos mais variados estilos.

Dica 4 - Não importa quão ruim seja seu author's block, NÃO COPIE AS FICS DOS OUTROS. Isso só vai machar o SEU nome e diminuir a qualidade do SEU trabalho.

Dica 5 - Sente num lugar sossegado e pense na sua trama. Quais são seus objetivos? Pra onde você quer que ela vá? Passe um tempo quietinho pensando e divagando - as idéias virão naturalmente. Já ouviram falar do "ócio criativo"? Então. As pessoas costumam dizer que bons momentos para fazer isso são antes de dormir (tome cuidado pra não esquecer as idéias na manhã seguinte) e durante o banho (fique de olho na conta de água).

E, pra finalizar...

Se nada disso funcionar, não se acanhe e ponha a sua fic em HIATUS. "Hiatus" é quando você deixa a história paralisada por um tempo. Então, basicamente, não tenha medo de paralisar a história e retomá-la quando se sentir mais inspirado(a)!

Informes da Comu

Bom, galerinha, duas coisas.

A primeira: lembra daquele tópico que eu pedi pra vocês comentarem?
Então.
Ninguém comentou. Agora eu vou dar uma última chance: votem NA ENQUETE pra eu saber se proíbo ou não tópicos estilo "Melhor fic". Senão não vou ter alternativa a não ser proibir mesmo!

Além disso, algumas pessoas me procuraram com interesse em fazer parte da moderação. Andei conversando com alguns moderas e chegamos a uma conclusão.

Para fazer parte da moderação:

- O membro não pode ter sido advertido, seja por plágio, fics impróprias ou por criar tópicos "oficiais" sem ser moderador

- O membro deve demonstrar interesse em manter a comu limpa e organizada

- O membro deve ser ativo na comu, não só postando fics como também dando sua opinião em tópicos de discussão

E é basicamente isso! Então, sinto dizer, mas não vou aceitar ninguém que não se encaixe nas normais aí citadas.

→ Dica da Semana

Chega de anime, né? Então a dica de hoje vai ser de livro!
A melhor série de fantasia que eu já li na vida:

Fronteiras do Universo!



Agora mais conhecido graças à transposição do livro 1, A Bússola de Ouro para o cinema, a série Fronteiras do Universo é na verdade uma trilogia, que conta a incrível aventura de Lyra Belacqua, uma menina que cresceu na prestigiada Faculdade Jordan em Oxford. Moleca e sem modos, Lyra seguia brincando com seus amiguinhos, em especial seu melhor amigo, Roger, sem ter idéia das aventuras e do importante papel que o futuro lhe reservava. Até que uma organização misteriosa começa a raptar crianças e assim a fantástica viagem de Lyra tem início.

O livro é muito mais detalhado do que o filme, possui seqüências espetaculares e nos deixa sem fôlega, presos até a última página e loucos pela continuação.

Um avio: a série contém forte teor ideológico, com inclusive crítica ferrenha a algumas instituições como a Igreja, então se você se ofender com coisas assim, passe longe desse livro.

A série Fronteiras do Universo é publicada pela Editora Objetiva, cada livro custa, em média, R$ 40.

É isso, gente, até a próxima coluna!

Pra terminar, um recadinho de Natal para todos vocês:



CLIQUEM NA IMAGEM PARA ASSITIR A UM VÍDEO DE NATAL DA TURMA NO YOUTUBE!


O filme de onde esse vídeo foi retirado se chama O Natal de Todos Nós! Era um dos meus VHSs favoritos quando eu era criança! (Bee idosa heheheh XDD)

Beijos e queijos amoras, e não se entupam demais na ceia, hein?

Nenhum comentário: